58- MISSA SOLEMNIS DE BEETHOVEN – REGENTE IRA LEVIN

 



 
TICKETMASTER
Setor: Frizas
Fila: 14
Poltrona 1
Preço: cortês
Missa solemnis de beethoven ( Ludwig van Beethoven )
 
ORQ SINFONICA MUNICIPAL
Regente Ira Levin
CORAL LIRICO
THEATRO MUNICIPAL DE SP
QUARTA 21:00 – 28-JAN-2004
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DURAÇÃO: 1h 16:51
ASSISTI 7X
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       Isto foi em outra época, nos idos de 2004, já estamos em 2021, por vezes é difícil falar sobre o passado, ou até sobre o futuro porque vivemos o presente, mas em se tratando de uma biografia faz se necessário falar sobre o passado, ainda que sejam necessárias algumas interrelações com o passado mais rescente, com o presente ou até com o futuro, assim este passado fica submetido ao prisma de uma nova perspectiva, isto se chama análise ou perspectiva, uma perspectiva mais complexa e sofisticada do que fora no momento em si de 2004 ( as impressões daquele momento ). Pois a coisa não depende do fato em si, mas sim da percepção e interpretação daquele que vivenciou o fato, logo a voz da experiência é capaz de mudar não o fato pois o fato é puro e existe por si mesmo, mas seu julgamento e interpretação podem modifica-lo.
      {"A Missa solemnis (Missa solene) em ré maiorOp. 123 é uma missa composta por Ludwig van Beethoven no período 1819-1823. Estreada em 7 de abril de 1824 em São Petersburgo, esta é geralmente considerada uma das obras supremas de Beethoven. Em conjunto com a Missa em Si Menor de Johann Sebastian Bach é a mais importante missa do chamado período da prática comum.
A Missa Solemnis é a segunda missa de Beethoven e sua maior obra sacra. O compositor já entretinha a ideia de escrever uma nova missa em 1818, estudando composições de outros autores na biblioteca musical dos seus patronos o arquiduque Rodolfo e o príncipe Lobwokitz, e tentando aperfeiçoar seu domínio da prosódia latina, mas a composição começou efetivamente em 1819, após saber que o arquiduque Rodolfo havia sido criado cardeal e seria instalado como arcebispo de Olmütz, e a ele a obra foi dedicada em seu término em 1823. Nem o autor nem o recipiente da dedicatória chegariam a ver uma apresentação completa. A primeira audição ocorreu em São Petersburgo em 24 de março de 1824, sob os auspícios do patrono de Beethoven, o príncipe Nikolai Galitzin, e a primeira em Viena se deu em 5 de maio do mesmo ano, mas ali só foram apresentados o Kyrie, o Credo e o Agnus Dei, tendo o compositor na regência. Foi publicada em 1827 pela editora Schott de Mainz, e novas apresentações foram organizadas somente após a morte do artista, em 1830 (Warnsdorf), 1839 (Dresden e Londres) e 1845 (Bonn).
Obra de grande complexidade, difícil de ser executada, com um estilo arcaizante e um impacto dramático que desviavam das convenções mais aceitas na época para a composição de missas, embora tivesse defensores, foi recebida em geral com certa perplexidade pelo público e pela crítica, assim como ocorreu com outras peças do seu último período compositivo. Os primeiros textos críticos geralmente assinalaram sua monumentalidade, mas não aprofundaram a análise do seu processo compositivo, sua substância musical e seu impacto. Permaneceu relativamente pouco estudada e compreendida até a década de 1970, quando começaram a aparecer vários trabalhos de crítica estética e musicologia, aproveitado especialmente a publicação de um caderno de rascunhos para a obra que até então permanecera pouco conhecido.[5]
O autor a considerava sua melhor composição, mas nunca se tornou uma obra realmente popular entre o grande público, sendo raramente executada,[7] e ainda subsiste considerável polêmica e dificuldade em sua análise, mas a despeito das discordâncias é reconhecida pelos especialistas como uma de suas maiores obras-primas e um ponto de virada no desenvolvimento de seu processo compositivo, além de ser vista em geral como a suma da expressão de sua própria religiosidade pouco convencional e pouco afeita ao cerimonial. Ela muitas vezes é estudada em relação à Nona Sinfonia, escrita na mesma época, que no movimento final com coro faz diversas alusões à missa em termos de motivos, estilo, sonoridades e da maneira como usa as forças vocais.
A pauta indica a seguinte composição orquestral: 2 flautas; 2 oboés, 2 clarinetes (em lá, dó, e si); 2 fagotes; 1 contrafagote; 4 trompas (em ré, mi, si baixo, mi, e sol); 2 trompetes (em ré, si e dó); trombone alto, tenor, e baixo; tímpanoórgão contínuo; cordas: (violinos I e II, violasvioloncelos, e contrabaixos); solistas vocais sopranoaltotenor, e baixo; e coro com secções de sopranos, altos, tenores e baixos."}
        Feito estas preliminares vamos dar andamento à análise, à filosofia, à poesia e às reflexões: Missa solemnis de Beethoven: Alguns adjetivos percebidos: "Obra suprema", "Obra sacra", "Grande complexidade", "Difícil de ser executada", "Deixando o publico perplexo, estarrecido, embasbacado", "Monumental", "Forças vocais", o famoso ticket guardado na agenda, há pessoas que têm suas manias e algumas têm manias de guardar convites, tickets e cupons de suas peças de teatro e apresentações de cinema e música em suas agendas e essa pessoa sou eu. Essa pessoa é você, ou ainda pode ser porque sempre é tempo.
      Lembrem-se quero ver ao vivo, ainda que eu esteja morto quero ver ao vivo, Não sei se Ira Levin é Irado mas que esta peça possue os adjetivos supraescritos isto é fato, já passei por ranger de dentes, já passei frio excessivo, já tive calafrios na espinha, já torrei no sol como um vampiro não pode fazer, já tive ranger de dentes e quase morri sufocado e engasgado pelas noites sem poder me mover, mas aqui não falamos disso senão de uma obra sacra, logo relacionada com a bíblia, se a filosofia trancende a biblia ou se ayahuasca transcende a hóstia consagrada eu não sei mas que a missa solemnis de Ludwig van Beethoven é de grande imponência, respeito e grandiosidade isto é fato, beleza, enaltecimento, impetuosidade, sofisticação, malhas de notas entremeadas nas pulsações profundas de seu coração. Ora estas o Teatro Municipal de São Paulo não é apenas um teatro, é um espaço onde há um profundo ritual, de entrada, de estadia e de saída. O ritual por completo exige polidez desde as roupas certas até o burburinho e aclamações da platéia, se alguém tossir durante a obra não é porque esta engasgado mas sim apenas mais um fator inesperado durante a obra.
       {"Ludwig van Beethoven (Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770 – Viena26 de março de 1827) foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. "O resumo de sua obra é a liberdade", observou o crítico alemão Paul Bekker (1882–1937), "a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida".}
       O conceito de a liberdade, não estamos falando dos evangélios apócrifos, estamos falando de uma obra sacra, uma obra eterna, o seu "Terno", a sua gravata, o seu "Smoking", o seu "Blazer" ou o seu "Paletó", o sobretudo do guardião o fantasma da ópera. Trajado à caráter o café com comentarios subsequentes na cafetaria também faz parte dos atrativos da noite. Nada mais perfeito que a compania de uma mulher inteligente, a velha Sábia, ou uma dama mais nova, se vale à pena? Vale sim o clássico é um estilo musical altamente ritualistico onde devemos tratar todos com polidez, nota-se que até o Rock recebeu influiencia do clássico como "Rock instrumental melódico", mas aqui falamos com Alma, ou seja com calma, mas também com a impetuosidade e imponência do coro, assim com um beijo eu completaria a noite com perfeição, o que há de mais atrativo que uma boa companhia de uma dama, ou um gentlerman, e qual o propósito da solidão bem vivida "carpe diem", após a noite ritualistica a madrugada poide extender-se talvez para uma boa leitura pois das habilidades humanas a  mais nobre não é o sexo senão a inteligência, o caráter, o mérito, a sofisticação, e não andar atordoado ou perturbado na perdição.
       Se Beethoven cultuava a liberdade façamos como ele, sintamo-nos livres, o ticket sagrado, cada informação nele é importante setor Frizas, Fila 14 Poltrona 1, os metais não são de uma guitarra distorcendo senão dos metais de sopro difícil seria explicar em palavras o que entra pelos tímpanos, ou explicar pela visão o que entra pelas narinas, o perfume ( a história de um assassino ) Onde é que eu assino? Risos, bem é casamento ou um caso trivial e leviano? Estou estarrecido, petrificado, embasbacado mas embevecido poir isto me uno à peça, me uno com a obra, sendo cúmplice do regente, sendo cúmplice do compositor que é neste momento meu maior "Álibi". Habilmente achamos as melhores soluções e tomamos nossos amargos remédios e a plateia aclama ao final pedindo que o regente volte ao palco duas ou três vezes a mais para ser mais aclamado ainda o que é parte do ritual, lá se foram as fitas cassetes, lá se foram os LP's lado A lado B, lá se foram os CD's com suas cores espectrais, ficamos com um pen-drive, ou mesmo o SPOTFY, não meus mestres e amigos eu quero ao vivo porque este ritual não morre jamais, por gentileza sente-se e fique em silêncio apenas observe e deixe seus pelos se arrepiarem, não precisa mais puxar os cabelos, você está no céu, poruqe o céu é o limite ( só não se esqueça de me avisar se mudar de idéia [ cd no boundairies 1995 de Michael Angelo Batio ]) Besteiras à parte viemos aqui para falar de pacificação, de ritual, de nobreza, de distinção, mas lembrem-se Immortal Beloved ( Minha Amada Imortal - Paixão Imortal ) o filme de Beethoven, não é Jimi Hendrix mas é sim uma pessoa de caráter sério e impetuoso, com nobreza, caráter e distinção, frez parte de meus preceitos assistir 7x esta obra em questão.
       Não me considero eclético, creio que estilo de vida é questão de concentrar-se mais em uma coisa que em outra, mas com a acessibilidade à informação que temos hoje em dia é possivel ir do erudito à "dance music" em um estalar de dedos, mas não do Teatro Municipal de São Paulo na Praça das Artes Avenida São João ao Café Alcatraz na av. 13 de maio num estalar de dedos senão numa viagem de UBER, não sem antes passar em casa para trocar as vestimentas e por uma pulseira e um cinto de ferro ( Risos ), timetraveler em apenas um estalar de dedos ( sistema windows ou Linux ) dupla personalidade, dupla opinião nem sempre coisas diferentes são antagonistas uma pode inspirar a outra já vi vários guitarristas tocarem o terceiro movimento da "moonlight" de Beethoven no estilo metal ( com peso ) foi este o motivo de meu pesadelo. Uma obra prima adaptada à outro estilo, não me venha falar de valssa, não me venha falar de sweet dreams "poperô" me fale apenas de duas de suas maiores preferências o clássico com calma e o metal com ira, não me importo se for "Ira Levin" Jacarés e Lobos rondam o mundo, fantasmas em motos, fantasmas nas óperas e eu aqui transmitindo palavras, música e em busca de um bom vinho, um de qualidade.... pois no Brazil com Z nem tudo acaba em pizza.
       Concentrar-se mais em uma coisa que em outra isto se chama foco, se quiser dar uma volta de montanha russa chame Buckethead, se quiser ácido e cocaina chame Jimi Hendrix, mas se quiser impetuosidade, imponência, sutileza e leveza chame Beethovene o contexto dele com Missa Solemnis de betooven "ajoelhou tem que rezar" por isto fico com a coleção de filósofos da abril cultural: Montaigne, Voltaire, Diderot e Montesquieu assim sub-entende-se que você não se restringe à uma ideologia específica.... mas é o que a vida senão o prazer o deleite, a atração a satisfação, o café, a arte, o enaltecimento, a percepção, a trancendência a quebra de paradigmas, o pensamento ou seja a arte! ( Ao vido envolve o ritualístico: Gosta de Blazer? É mais casual e menos nostálgico mas pode contagiar o mesmo tanto que contagia um virus ou um baton, sem gliter e sem carnaval, mas com festa de rodeio e chapéu de lampião o anarquista criminoso do nordeste, risos ) Observações à parte falamos de missa solemnis, uma BMW? Alugada? Boyzinhos ricos, me indicaram um tênis de futebol de salão, é biográfico, me ensinaram a merda do "Justin Bibber" mas uma coisa poderos "Dance of Death" do Iron Maiden que foi o meu arwquétipo daquela ocasião onde queimei como bruxo. Prefere engasgar no céu ou ouvir ordens hierárquicas no inferno? Não, não meua amigos e mestres falamos da hóstia consagrada, uma obra "sacra" não vamos cometer nem suicidios nem sacrilégios, mas que raios: Quantas ideologias existem no mundo?
       Paranóias à parte de for de "Rashid" o Rapper me avise antes { 1) Confundindo Sábios 2013  - 2) Que assim seja 2012 - 3) Dádiva & Dívida 2011 } Raios me partam ao meio, já disse que não sou eclético nem tenho dupla opinião, mas ja falei de Dance Music, de Rap, de Rock e de Classico. Será um transtorno bipolar? já estamos em 1h07min. e tentem adivinhar? é Óbvio que estou ouvindo Missa solemnis de Beethovem, sim, sim já sei que é uma óbra sacra, fazer o que se gremlins insistem em estragar o Natal, me torno um discípulo dos Beneditinos ou continuo como um epilético endemoniado? Ser sincero é um peso há muitos católicos sínicos, mas quero falar de nobreza, de caráter de distinção.... quero falar de mulheres de romanticismo, do explendor de uma obra e não de um ultrage à rigor. 
     { Então dessa maneira vamos direto na etimologia para não ser mediocre, hipócrita ou sínico na etimologia da palavra: A raiz das palavras demo e demônio, dois dos muitos nomes do diabo, também deve ser buscada na Grécia, mas o termo em questão aqui não é demos e sim daimon (“divindade, gênio”). Seu sentido entre os gregos antigos, bem diferente do atual, era o de espírito que atuava como mensageiro entre deuses e homens.Segundo Marly de Albuquerque, presidente da Associação Brasileira de Epilepsia, na Grécia Antiga a epilepsia era tida como uma possessão divina e os portadores eram colocados em templos, vistos como sacerdotes. "Os gregos acreditavam que quando uma pessoa tinha uma convulsão ela era tocada por deuses. Na Idade Média, isso mudou e foi o reverso da medalha. Se na Grécia a epilepsia era chamada de morbus sacer (doença sagrada), na Idade Média era o morbus demoniacus (doença do demônio). Talvez até por isso a gente tenha essa conotação meio religiosa entre camadas mais populares, que acreditam que a epilepsia seja causada por problemas espirituais", afirma Marly de Albuquerque. }
       Amo colocar alguns conceitos com o simbolo da chave assim você ganha uma chave para abrir, chama o seu madruga que eu vou te responder: - tinha que ser o chaves: risos, ou oito ou oitenta: ou o infinito ou você continua tentando decifrar a minha calma a minha ira, a vantagem da guitarra é que ela possue pedaleira, distorção e alavanca ( é metal também ) Já fui servente de ferreiro em uma obra ( Meu pai me pôs pra trabalhar ) não fui pedreiro, mas tenho um irmão chamado pedro, no erudito os metais são impetuosos mas são instrumento de sopro portanto o que é o sopro? É a vida? Mas um fantasma já esta morto e o nome dele qual é? Não vêm ao caso sou Estevan, Estevan Zaak.
       Em função de sua órbita, a cada 75-76 anos, o Cometa Halley passa perto do nosso planeta. Em maio de 1910, quando o cometa pôde ser visto a olho nu a partir da Terra, a passagem causou grande comoção. O periódico O Paiz assim se referiu ao susto após a passagem do Halley: "o Monstro passou... Incolume, o susto também passou... pode continuar o caminho."
COMETA HALLEY JORNAL O PAIZ: Assim começava a matéria do jornal o Paiz de 19/05/1910 sobre a passagem do Cometa de Halley: "Como assumpto para pilhérias e para sustos, nenhum, nem mais próprio nem mais fértil do que o cometa.
Foi um sucesso! Quem não teve o seu momentosinho de receio em face dos cálculos desencontrados dos observatórios, sobre a passagem ou não do nosso planeta por sua cauda?
Dos mais corajosos, quem não retirou disso motivo para uma léria ao seu próximo perplexo, apavorado, com ímpetos de se confessar e com receio de publicar o seu desanimo mortal e o seu interno religioso extorquido pela presença desse hóspede inoportuno?
Tudo porém pode ser recordado sem ferir melindrez. O cometa visitou-nos com pressa e com discreção diplomática, errou um pouco sobre nossas cabeças attônitas  e melindorsamente surprehendidas, deixou nas nossas retinas a sombradas as projecções immensas do holophote de sua cauda e desapareceu tranquilamente na serenidade confortada de que não tivesse feito mal a ninguém, e que apenas uma meia dúzia de sábios em perplexidade curiosa observassem, sem maior proveito..."
        28 de julho de 2061 esta será a próxima passagem do cometa Halley. Muitas vezes tentamos compreender de que maneira os assuntos se ancadeiam, por vezes é difícil compreender, nem eu sei porque escrevi o capitulo do Livro das Sombras volume I "A feita do asfalto" mas você sabe, a velha sabe sabe tudo, endemoniados, cometas, obras sacras, smoking, pulseira de ferro, "sweet dreams" poperô... uma salada russa, uma montanha russa de novidades antigas, uma miriade de assuntos que degringolam no cerne da questão, na raiz do conhecimento, no cipó dos perfumes, na religião: a hóstia consagrada Outros nomes de músicos tradicionais são citados na literatura como portadores de epilepsia, como o compositor barroco Handel, autor de O Messias, o italiano Niccolo Paganini, um violinista virtuoso, o compositor francês Berlioz e o russo Tchaikowsky, autor das obras O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes
      Não vamos nos desviar do tema principal, fiquei estarrecido todas as vezes que assisti missa solemnis e nunca me cansei pois ela é tão impressionante que mexe com nosso lado mais benévolo, a beleza, a justiça, o galanteio do momento o lado espiritual o encantamento o enaltecimento tudo isto é tão belo que pode provocar lágrimas, é certo que é bravíssimo como se diz o termo.... façamos então uma visita ao Teatro Municipal ou a Sala São Paulo.... vestidos à caráter topa? 1h47min.
       TICKETMASTER
Setor: ?
Fila: ?
Poltrona ?
Preço: ?
Missa solemnis de beethoven ( Ludwig van Beethoven )
 
ORQ SINFONICA MUNICIPAL
Regente Ira Levin
CORAL LIRICO
THEATRO MUNICIPAL DE SP
Data: ?
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DURAÇÃO: 1h 16:51
 
 
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